Marca Maxmeio

Parlamento Jovem do RN, de autoria de Márcia, é destaque na revista Veja

O projeto Parlamento Jovem, de autoria da socióloga e deputada estadual Márcia Maia (PSDB-RN), é destaque na revista Veja desta semana e que circula no Rio Grande do Norte desde o último sábado (25). A reportagem está presente no caderno Regionais da publicação e ressalta a educação democrática e cidadã promovida pelo projeto já em sua quinta edição.

A reportagem destaca o papel do jovem em meio à crise política que assola o país e a importância do conhecimento das estruturas políticas e o protagonismo juvenil. Em meio a esse contexto, o Parlamento Jovem ganha destaque no texto, assim como o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo que tem foco na capacitação de servidores da casa e comunidade.

O Parlamento Jovem é apresentado pela publicação e tem sua cronologia brevemente apresentada. O projeto nasceu em 2002, quando a deputada Márcia propôs a iniciativa que só veio ganhar vida anos depois e atualmente já está em sua quinta edição, com mais de 100 jovens das mais variadas regiões do Rio Grande do Norte beneficiados.

"O projeto nasceu para aproximar o jovem das instituições democráticas, dando oportunidade para que ele possa vivenciar o funcionamento do Legislativo. A partir daí promovemos através da edução, a formação de uma consciência cidadã e crítica", explica Márcia.

Márcia explica sobre o funcionamento do projeto, as etapas de apresentação feita às escolas, integração dos estudantes no processo de eleição, até a capacitação após o pleito e o desenvolvimento das atividades com cada um dos meninos e meninas eleitos.

"O objetivo do Parlamento Jovem não é formar candidatos, mas cidadãos. Conhecer o funcionamento do Legislativo é importante para que a própria sociedade possa estar mais crítica, acompanhando e julgando a atuação dos deputados", conclui.


/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#