Marca Maxmeio

Márcia Maia participa de reunião da Fenacria com ministro do Desenvolvimento Social

A deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e Adolescente, Márcia Maia (PSDB-RN), junto aos demais integrantes da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria) participou na Explanada dos Ministérios, em Brasília (DF), de audiência com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

A audiência tratou de questões afetas à competência do Ministério do Desenvolvimento Social, em especial os centros de acompanhamento de crianças com microcefalia; o “Programa Criança Feliz”; e a realização de ações de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em parceria com a Pasta.

"Foi um momento importante para compreender o que tem sido feito de forma prática, em nível federal, dividir as experiências do que tem sido feito nos estados para que juntos possamos fortalecer a rede de proteção aos direitos da criança e adolescentes entre os entes da Federação e entre os estados propriamente. Um país unido pelas crianças e jovens garantirá um futuro melhor para nossa nação", afirmou a parlamentar.

Na ocasião, o ministro Osmar Terra apresentou vídeos e slides demonstrando como é o funcionamento do Programa Criança Feliz e a importância de criar envolvimento emocional com a criança desde a primeira infância. Terra deu ênfase sobre a questão da violência no país e citou o trabalho que desenvolveu enquanto secretário no Rio Grande do Sul. “Em primeiro lugar quero ressaltar que os jovens são os que mais matam e os que mais morrem. Não por serem jovens, mas, pois, é um período crítico do desenvolvimento humano. Também aumenta o uso de drogas e dependência química ”, sustentou.

Também esteve presente Maurício Azeredo, representando o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Antônio Girade. Ele tratou sobre o Programa Criança Feliz, segundo ele, esse programa promove o desenvolvimento integral infantil com ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.

Além da socióloga e deputada estadual do RN, participaram do encontro o presidente da Fenacria, deputado Carlos Antonio (PSDB-GO), além de representantes de Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro e Roraima.

Fenacria

A Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria) é composta pelos deputados que integram Comissões Legislativas e Frentes Parlamentares de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes das Assembleias Legislativas de todos os Estados e do Distrito Federal.

/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#