Marca Maxmeio

Márcia Maia é homenageada pela Banda de Música da PM por apoio à unidade

A deputada estadual Márcia Maia recebeu nesta terça-feira (05) uma dupla homenagem pela luta em favor da Banda de Música da Polícia Militar. A solenidade aconteceu nesta manhã no Quarte do Comando Geral da PMRN em meio às comemorações dos 131 anos de criação da unidade e a inauguração das novas instalações para ensaios.

O evento contou a participação do comandante geral da PM, ex-regentes da Banda, familiares, homenageados e várias autoridades. Na ocasião, a Márcia Maia fez a entrega dos novos instrumentos a Banda, adquiridos através de emenda parlamentar destinada por ela ao orçamento do Governo do Estado.

Na sequência, foram entregues ainda certificados “Amigos da Banda” aos militares e colaboradores, como a própria parlamentar, responsável também por propor na Assembleia Legislativa do RN a concessão do título de Patrimônico Histórico, Cultural e Imaterial Estadual à Banda de Música da Polícia Militar.

A Banda realizou um concerto regida pelos maestros Tenente Mota e o Subtenente Fernandes. E para encerrar, os Capelães da PMRN, evangélico Major Ribamar e católico Capitão Rocha, proferiram palavras de fé e benção para os músicos, familiares e amigos da banda. Na oportunidade, também foi realizado o lançamento do livro “Glória feita de música: os 130 anos da Banda da Polícia no RN” de autoria do Sargento músico da Banda da PMRN Marcos Aragão Fontoura, que atualmente é membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Trombonistas.

O Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel Osmar de Oliveira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da união para a construção das novas instalações da Banda. “Foi com a união de cada um dos senhores que isso se tornou realidade. Cada um de nós colocamos um tijolo neste edifício de união”, concluiu.

O tenente da PM e regente Frankelland Mota de Azevedo comemorou. “A deputada Márcia merece o agradecimento pela cortesia e sensibilidade. Ela foi aguerrida desde o primeiro momento e abraçou essa luta em defesa da Banda”, concluiu regente.

Banda

Com cerca de 60 componentes, a Banda realiza apresentações em comunidades carentes, eventos oficiais e possui ainda um projeto de música terapêutica desenvolvido pelo grupo em instituições filantrópicas. 

A Banda de Música da Polícia Militar do Estado foi instituída pela Lei n° 982 de 16 de junho de 1886, cinquenta anos após a criação da Policia Militar do RN. Subunidade mais antiga da Corporação, a banda foi inicialmente formada por dez instrumentistas e alcançou o seu apogeu no ano de 1922, tendo como regente titular o italiano Luigi Maria Smido, assessorado pelo Tenente José Gomes.

Alguns Mestres e Contramestres dedicaram grande parte de sua vida em favor do bom andamento do serviço e engrandecimento da Banda, com destaques para o Major PM Lourival Cavalcanti Duarte, Tenente Juvenal Lira, Tenente Djalma Ribeiro da Silva, Tenente Luís Alcântara Lucas.

/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#