Marca Maxmeio

Márcia Maia defende educação para cidadania durante homenagem a empreendedores sociais do RN

A Assembleia Legislativa recebeu, nesta quinta-feira (28), grandes empreendedores sociais e defensores da cidadania durante a Sessão Solene alusiva ao “Setembro Cidadão”, uma proposição da deputada estadual Márcia Maia. Na oportunidade, 16 personalidades do Rio Grande do Norte foram homenageadas. 

Em seu discurso, a parlamentar exaltou a luta pela cidadania, afirmando que atingir a sua plenitude ainda é uma conquista a ser buscada e que requer seu exercício diário. “É impossível imaginar uma sociedade cidadã sem a garantia do exercício diário dos direitos humanos, da democracia e da ética”, disse.

Márcia enumerou situações em que a cidadania, ainda que seja alvo de uma longa luta durante vários anos, ainda não tem sido alcançada de maneira plena. “Mesmo com muita luta e o fato de termos reduzido em 49% no Rio Grande do Norte o número de jovens entre 4 e 17 anos fora da escola entre  2005 a 2015, ainda temos mais de 42 mil fora da sala de aula”, disse a deputada.

A parlamentar contabilizou ainda problemas quanto ao aumento da violência no estado, o desemprego, a seca, a crise no sistema penitenciário, na saúde e na cultura. “A cidadania pode parecer utopia. Mas não vamos desistir, não podemos desistir”, refletiu a deputada que convocou a Casa Legislativa a abraçar a luta pela cidadania através de investimentos na educação.

"A cidadania só acontece onde as pessoas a conhecem. E o lugar onde podemos plantar essa semente é a educação. E por isso, esta Casa precisa, com o Poder que lhe é investido pela sociedade, fazer mais. Segurança e saúde são problemas que afetam diariamente nosso povo, mas é a educação o caminho cujo investimento é capaz, inclusive, de fazer da nossas cidades, nosso estado, lugares mais saudáveis, mais seguros, mais cidadãos", defendeu.

Além de menção especial aos criadores do projeto “Setembro Cidadão”, a advogada Lígia Limeira e o juiz Jarbas Bezerra, a deputada propositora da Sessão Solene homenageou com a entrega de uma placa: as pedagogas Andréa Varela Leite e Betânia Leite Ramalho, a policial militar Célia Maria de Melo, a educadora Cláudia Santa Rosa, as vereadoras Eudiane Macêdo (Solidariedade) e Júlia Arruda (PDT), o capitão da PM Stvyvenson Valentin, o dentista Francisco das Chagas Pinheiro, o Bombeiro Francisco Teixeira de Lima, o médico Madson Vidal, Lusia Maria Saraiva de Aquino, o empresário Luiz Augusto Maranhão Valle, o promotor de Justiça Manoel Onofre Neto, e a artista plástica Tânia Suassuruna.

O juiz Jarbas Bezerra explicou a criação do projeto que foi aprovado à unanimidade da Assembleia Legislativa como parte do calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Norte. 

Ele ressaltou que o projeto foi criado por ele e pela advogada Lígia Limeira em 2013, com o propósito de levantar o tema durante o mês de setembro, mas fazer valer durante todos os meses do ano. “Não somos cidadãos só em setembro”, disse Jarbas, chamando atenção da sociedade para não jogar lixo nas ruas, saber ouvir, não ser intolerante, e não querer levar vantagem em tudo.

Participaram ainda da Sessão os deputados Hermano Morais (PMDB) e Carlos Augusto Maia (PSD) e a vereadora de Natal, Nina Souza (PEN).

Ações do mandato

Amparada pelo debate junto à sociedade e ouvindo os diversos segmentos, Márcia propôs uma série de projetos e iniciativas para promover transformações necessárias, possíveis e reais na sociedade norte-riograndense. 

Projetos que vão desde a PEC que passou a obrigar o Governo do Estado a implantar gradativamente Escolas de Tempo Integral em instituições de ensino fundamental estaduais, passando pela criação da Política Estadual de Emprego e Renda, Política Estadual do Idoso, Bolsa Atleta Estadual, Parlamento Jovem, Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes até o incentivo e apoio à implantação de Frentes Municipais da Criança e do Adolescente através da Frente nas Cidades.

Exposições

Além da sessão solene de hoje, a Assembleia Legislativa participa do Setembro Cidadão sediando a mostra fotográfica de Kalina Veloso, com fotos de personalidades que se destacam pela luta em torno da cidadania. Outra ação de iniciativa da Casa é a exposição do Memorial Legislativo, no shopping Midway Mall, durante o mês de setembro, onde as pessoas podem conhecer um pouco mais da história do Rio Grande do Norte pelos fatos ocorridos no Poder Legislativo.   

/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#