Marca Maxmeio

Márcia Maia cobra plantão na DEAM para atender mulheres vítimas de violência

A deputada estadual Márcia Maia (PSDB) propôs, na sessão desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa, a criação de um plantão na região Metropolitana de Natal para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, dentre outras iniciativas para fortalecer a rede de proteção.

Márcia relatou o diálogo que manteve com delegadas que fazem o atendimento, apontou a realidade das delegacias e lamentou a ausência de atendimento especializado à noite e finais de semana para as mulheres vítimas de violência.

“O agressor está em casa exatamente à noite e nos finais de semana, e nesses momentos as mulheres agredidas não tem como ser atendidas. A proposta é que, inicialmente, seja um plantão na região metropolitana da capital, mas que seja posteriormente ampliado para outras regiões”, afirmou Márcia, que apresentou requerimento pedindo o serviço ao Governo.

A deputada estadual propõs ainda a criação de um Núcleo de Feminicídio no sistema de segurança pública com funcionamento na Delegacia Especializada em Homicídios, além de um requerimento para a formalização de um convênio para atendimento psicológico, social e jurídico para as vítimas de violência doméstica.

Márcia citou a região metropolitana de Natal como mais vulnerável e apontou a localidade como aquela o maior número de registros de violência doméstica contra a mulher. Ela ressaltou ainda que a delegacia de Parnamirim, a partir de um convênio com a UNP, as mulheres tem sido atendidas com serviços importantes de Psicologia, Assistência Social e Jurídica.

"É de preservação de vidas e resgate de autoestima das mulheres de nosso estado que estamos falando. Sabemos que o governo está no fim, mas se não puder ser ainda neste ano, que seja no próximo, através da futura governadora Fátima Bezerra que sempre tem demonstrado sensibilidade ao tema", concluiu.

/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#