Marca Maxmeio

Deputada Márcia Maia irá a Belo Horizonte e Fortaleza compartilhar experiência na gestão

A socióloga e deputada estadual Márcia Maia foi convidada por integrantes da gestão estadual mineira e por estudantes do Ceará para compartilhar experiências da sua passagem pelo Executivo Estadual no RN e conhecer um pouco das iniciativas nos dois estados. O convite veio após a palestra da parlamentar durante a realização da 1ª edição Campus Party em Natal. 

Na oportunidade, no último sábado (14) Márcia apresentou no palco “Entrepreneur & Startups” um pouco sobre como a gestão pública pode promover o empreendedorismo e protagonismo juvenil. O bate-papo reuniu dezenas de pessoas que interagiram com a parlamentar e destacaram a importância das iniciativas para a promoção do setor no estado.

Gabriella Sant'Anna, coordenadora de projetos do Governo de Minas Gerais, parabenizou a parlamentar pelas ações e oficializou o convite para que ela possa compartilhar experiências em uma visita ao polo tecnológico e aos projetos em funcionamento. "A troca de experiências é fundamental para que possamos promover o empreendedorismo e a inovação em cada estado, mas também por criar uma rede em todo o país. Ela tem iniciativas interessantes e que favorecem o intercâmbio", afirmou.

Um grupo de universitários do Ceará também fizeram o convite para que a parlamentar levasse a palestra para um evento que acontecerá no final do ano e reunirá empreendedores, startups e estudantes.

Socióloga, deputada estadual e pós-graduanda em Políticas Públicas, Márcia é autora dos projetos que, hoje, são leis, e criaram a Política de Estímulo ao Desenvolvimento Local de Startups e a Política do Trabalho, Emprego e Renda. Ela tratará um pouco da vivência como gestora estadual e municipal, inclusive as dificuldades para implantar uma mentalidade moderna na gestão pública.

“Empreender muitas vezes esbarra na falta de informação ou mesmo na burocracia estatal pouco alinhada com a cultura do empreendedorismo, seja com altas taxas, longo tempo de espera para abertura de empresas ou mesmo alta carga tributária. Por isso, a gestão pública precisa se atualizar e conectar-se com os novos tempos para ser, de fato, uma ferramenta para a construção de uma cultura de inovação e protagonismo para a geração de oportunidades na sociedade moderna”, defende a socióloga e deputada estadual.

Como secretária no RN, administrou diversas iniciativas voltadas à capacitação, qualificação profissional e programas voltados ao protagonismo juvenil e empreendedorismo, dentre eles, o Jovem Empreendedor.

“É preciso oferecer oportunidade. O brasileiro e o norte-riograndense tem um potencial criativo imenso e essa característica precisa ser explorada para que possamos solucionar problemas do cotidiano, combater o desemprego e oferecer oportunidades para que as grandes ideias tenham espaço para crescer. Fizemos isso à época do Jovem Empreendedor e acredito que, iniciativas como essa são fundamentais”, concluiu.

CP Jerimum

A CP Jerimum reuniu no Centro de Convenções, em seus dias de evento, mais de 60 mil pessoas. A Arena da Campus Party em Natal contou com cinco palcos - “Feel the Future”, “Games & Creativity”, “STEAM”, “Coders/Makers e Entrepreneur & Startups” - cujos palestrantes referência em suas áreas irão debater temas e tendências da atualidade. 

Foram mais de 250 horas de conteúdo, incluindo três diferentes tipos de workshops – Blockchain & IoT, Multi e Coders & Makers. O evento abrigou ainda um Fórum Aeroespacial, assim como, a área Open Campus – aberta ao público – e que contou com simuladores de Realidade Virtual e Aumentada, competições de games com os títulos mais prestigiados do momento, corridas de drones com pilotos profissionais, apresentação de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras e oficinas de robótica e linguagem de programação.

/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#