Marca Maxmeio

Márcia Maia cobra do Governo o abastecimento da Unicat e garantia de medicação para população

Em seu pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (27), a deputada Márcia Maia cobrou do Governo do Estado o abastecimento da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat RN). A parlamentar denunciou que medicamentos importantes utilizados no tratamento de pacientes com epilepsia, asma e outras doenças faltam de forma recorrente na unidade.

“Durante a audiência pública que realizamos pela passagem do Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, ouvi de muitas mães suas dificuldades diárias em relação à assistência na rede pública de saúde. Elas relataram que um medicamento que custa caríssimo muitas vezes está em falta e é em nome dessas mães que cobramos a regularização da Unicat”, destacou a parlamentar.

Márcia Maia ressaltou que para muitas dessas pessoas não há outra alternativa para salvar a vida dos seus filhos, pois são mães que enfrentam dificuldades para controlar a doença desde que o filho nasceu. “O depoimento dessas mães foi muito forte e é em nome delas que cobramos o abastecimento”, afirmou a deputada.

A deputada ainda afirmou que a vida de muitas pessoas está sendo tirada pela falta de uma política eficaz na saúde pública. Márcia Maia informou que seu mandato destinou emendas para que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pudessem ser implantadas, regionalizando também o serviço para outros hospitais a fim de minimizar o sofrimento da população que depende do SUS e que peregrina aos grandes centros em busca de assistência.

“Esperamos que nossos requerimentos tenham resposta positiva do Governo do Estado, pois essas pessoas que buscam a medicação, se não tomarem, podem perder a vida numa crise convulsiva”, alertou Márcia.

/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#