Marca Maxmeio

ALRN aprova "Maio Amarelo" para prevenção aos acidentes de trânsito

Foi aprovado à unanimidade nesta terça-feira (27), no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei da deputada estadual Márcia Maia que inclui o Maio Amarelo no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Norte. A campanha tem como objetivo principal chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

No Brasil, o número de mortes caiu 14% entre os anos de 2008 e 2017. O estado segue um tendência contrária ao restante do país e contabilizou, no mesmo período, um aumento de 10% do total de mortes no trânsito norte-riograndense. Os dados são do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

"Apesar de o número de pessoas que dirigem e bebem no estado tenha diminuído nos últimos sete anos em Natal cerca de 37%, o número de acidentes fatais cresceu em todo o estado. Por isso, em favor da preservação da vida, buscamos um mecanismo que pode contribuir para a redução desses números que é a realização de ações educativas permanentes e que ganhem um reforço nesse período", afirmou a deputada Márcia, propositora da lei.

O movimento acontece no mundo inteiro e tem acontecido de forma coordenada entre Poder Público e sociedade civil. A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

"Precisamos aderir de forma permanente a esse movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação, com a sociedade debatendo o assunto, com participação popular, empresas, governos e entidades", concluiu.

O mês de maio foi escolhido para simbolizar o 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor amarela simboliza atenção e advertência no trânsito.

/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#