Marca Maxmeio

A Deputada

Deputada estadual em seu quinto mandato, Márcia é formada em Ciências Sociais pela UFRN e filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Ao longo de sua vida pública, ocupou diversos cargos no Executivo Estadual e Municipal, com destaque para o tempo em que ficou à frente da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), entre os anos de 2003 e 2005.

Primeira mulher da história a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Márcia Maia conquistou um novo feito histórico ao ocupar a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) em duas oportunidades: 2015 e 2017.

Márcia também foi vice-presidente da Casa Legislativa (2007-2010). Deputada de atuação marcante e de destaque, foi eleita Parlamentar do Ano de 2007. Neste ano de 2016, assumiu a coordenação Nordeste da Frente Nacional de Mobilização Pró-Criança e Adolescente (Fenacria), além de ocupar a vice-presidência para assuntos sociais da Secretaria da Juventude da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Fortemente ligada às causas sociais, possui uma imensa folha de serviços prestados às populações natalense e potiguar. O foco da sua atuação se encontra no combate à pobreza, na geração de empregos, na área da habitação e na viabilização de oportunidades para que as pessoas, sobretudo as mais humildes, possam viver a sua cidadania de forma plena.

Sua atuação na área de assistência social como começou como Assessora Técnica da Secretaria das Regiões Administrativas do município do Natal. Desde então, ela já foi Presidente da Associação de Atividades de Valorização Social – ATIVA, Secretária de Trabalho e Assistência Social do município de Natal por três vezes e Secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O trabalho se estendeu à presidência do Conselho Municipal de Assistência Social de Natal e da Comissão Municipal do Trabalho (COMUT). Representando municípios do RN, Márcia Maia integrou a Comissão Gestora Bipartite e, posteriormente, se tornou Presidente do COEGEMAS – Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social.Hoje, Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Márcia Maia preside a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente e ainda é Membro da Comissão de Direitos Humanos. A ex-presidente do Legislativo estadual esteve presente ainda nas de Defesa dos Direitos Humanos e da Comissão de Administração e Serviços Públicos.

Principais Projetos Desenvolvidos:

· Programa Ser;
· Casa dos Ofícios;
· Retirada das crianças do aterro sanitário de Cidade Nova;
· Programa Primeira Chance;
· Programa Jovem Empreendedor;
· Programa Aprendiz Cidadão;
· Programa Juventude Cidadã;
· Programa Desenvolvimento Solidário;
· Cheque-Moradia;
· Cheque-Reforma;
· Projeto Dignidade;
· Programa Centrais do Trabalhador;
· Café do Trabalhador;
. Mandato Itinerante;
. Política Estadual de Habitação;

Principais Proposições Apresentadas na Assembleia:

. Fim do Voto Secreto na Assembleia Legislativa;
. Programa de Prevenção ao Cyberbullying nas Escolas do RN;
. Criação de Delegacia de Combate a Crimes Virtuais;
. Licença-Paternidade de 30 dias para servidor público estadual;
. Implantação Gradativa da Escola de Tempo Integral no Ensino Fundamental Estadual;
. Bolsa-Atleta Estadual;
. Copa Legal: combate à exploração sexual de crianças e adolescentes;
. Parlamento Jovem;
. Co-financiamento aos Creas;
. Política Estadual de Combate à Dengue;
· Programa Estadual de Geração de Trabalho, Emprego e Renda;
· Política Estadual do Idoso;
· Política Estadual de Apoio ao Jovem Empreendedorismo;
· Serviço de Disque Denúncia contra Crimes Ambientais;
· Projeto Itinerante de Incentivo à Leitura;
· Projeto de Qualificação Profissional para pessoas com mais de 45 anos de idade;
· Programa de Incentivo à Participação Política das Mulheres;
· Desenvolvimento de atividades nas Escolas voltadas à inclusão do idoso;
· Incentivo à Prática de Esporte com Jovens;

/MarciaMaiaRN
/Marciamaia_#